jusbrasil.com.br
14 de Junho de 2021

Quais são as diferenças entre o divórcio consensual e o divórcio litigioso?

Elias Coelho, Advogado
Publicado por Elias Coelho
há 3 meses

Muitos me perguntam acerca das distinções entre os tipos de divórcio. Por conta disso, abaixo serão expostas as características de cada um.

O divórcio consensual (ou amigável) é a forma mais rápida de dissolução de casamento (em alguns casos, o processo pode terminar em pouquíssimos meses). Nele as partes fazem um acordo sobre a partilha dos bens, guarda e pensão dos filhos com menos de 18 anos. Esse tipo de divórcio pode ser feito em Cartório ou judicialmente, no qual as partes irão esperar a homologação do juiz em relação à separação, havendo, portanto, a necessidade de representação por um advogado.

Já o divórcio litigioso ocorre quando uma das partes não deseja a separação ou não concorda com os moldes dessa. Nesse procedimento, será o juiz o responsável por solucionar a problemática relacionada à partilha de bens, pensão e guarda dos filhos menores de idade. No divórcio litigioso, que tem um processo bem mais demorado se comparado ao consensual, cada parte deverá ser representada por um advogado.


Gostaram e querem saber mais acerca de outros assuntos? Olhem as minhas redes sociais!

Instagram - @eliascoelho.adv

E-mail: eliascoelhoadv@outlook.com

Linkedin - www.linkedin.com/in/elias-coelho-b8b585177

Lattes - http://lattes.cnpq.br/3350891661746559


0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)